Exames
Cirurgia de Pterígio
O que é?
A Cirurgia de Pterígio é um procedimento que tem como objetivo a exérese (remoção) do Pterígio, sendo muitas vezes indicada quando há falha no tratamento conservador, sintomas intensos ou quando está em evolução.
- O Pterígio é caracterizado por uma membrana fibrovascular que cresce da conjuntiva bulbar em direção a córnea, podendo atingir graus variáveis de crescimento. É conhecida como “carne crescida no olho”.
- As causas para o surgimento do pterígio estão relacionadas com exposição prolongada à luz ultravioleta, olho seco, irritantes como poeira e vento, entre outros. O aparecimento é mais frequente em adultos jovens entre os 20 e 40 anos, sendo mais comum em homem do que mulher. Em alguns casos, podem ser precedidos por outra degeneração da conjuntiva conhecida com Pinguécula.
- O tratamento do Pterígio nas formas iniciais ou leve é realizada com colírios lubrificantes e anti-inflamatórios tópico. Em caso de não melhora com tratamento conservador ou evolução, o procedimento cirúrgico é indicado.
Indicação
É indicada para pacientes que apresentam pterígio com falha no tratamento conservador, pterígio em evolução com acuidade visual sendo comprometida ou quando há um incômodo estético.
Como é realizado:
A Cirurgia de Pterígio é realizada no centro cirúrgico, sendo feita sob anestesia local. Existem algumas técnicas diferentes, mas a amplamente usada é a remoção total do pterígio sobre a córnea e parte da conjuntiva com confecção de um auto transplante de conjuntiva saudável de outra região e fixação deste no local onde havia o pterígio. Pode ser usada uma cola biológica que promove a adesão do mesmo no local, não havendo necessidade de pontos.
Orientações aos Pacientes
- Levar acompanhante maior de 18 anos.
- O tempo do procedimento é variável, mas dura em média 40 minutos.
- A cirurgia é realizada no centro cirúrgico sob anestesia local.
- O paciente recebe alta no mesmo dia.
- Nenhum procedimento é totalmente isento de complicações.
- Idealmente consulte com regularidade o Oftalmologista.
- Em caso de dúvidas, consulte o médico oftalmologista.
Agende sua consulta hoje.
Nossa equipe está pronta para atender você agora mesmo. Clique no botão abaixo e fale conosco.