Exames
Teste de Adaptação de Lentes de Contato
O que é?
O Teste de Adatapção de Lentes de Contato é o conjunto de procedimentos (exames, testes e acompanhamento) para que o paciente que deseja fazer uso de lentes de contato tenha segurança no seu uso.
Indicação
O Teste de Adatapção de Lentes de Contato é indicado para todos os pacientes que desejam fazer uso de Lentes de Contato com segurança. As lentes podem ser com finalidade estética ou terapêutica, melhorando a questão funcional da visão e a questão estética. O médico Oftalmologista é que deve determinar quem é o bom candidato, avaliando grau, curvatura da lente a ser adaptada, bem como o melhor tipo a ser indicado.
Como é realizado:
O candidato à Adatapção de Lentes de Contato irá ser submetido a exames oftalmológicos detalhados (topografia de córnea, paquimetria corneana e microscopia especular). Esses exames em conjunto com uma boa indicação, permitem uma avaliação preliminar adequada. Depois, o paciente recebe orientações quanto ao uso das lentes, limpeza e acompanhamento.
Tipos de Lentes de Contato:
- Gás Permeáveis (siliconadas e fluorcarbonadas) – são feitas com materiais que permitem a passagem de oxigênio para córnea. Por isso são consideradas mais saudáveis e mais toleráveis do que as lentes de PMMA. As principais indicações para uso de lentes de contato gás permeáveis: são ceratocone; astigmatismo irregular; cicatrizes corneanas e astigmatismo maior do que 2 dioptrias (grau).
- Hidrofílicas (gelatinosas) – são feitas com material flexível, sendo confortáveis desde o período de adaptação. As principais indicações para uso de lentes de contato hidrofílicas (gelatinosas) são: finalidade estética (miopia, hipermetropia, presbiopia); uso terapêutico (reduzir a dor causada por erosões, abrasões e úlceras de córnea); prática de esporte e uso esporádico.
Orientações aos Pacientes
- Sempre lave as mãos antes de manusear suas lentes de contato.
- Procure manusear a lente do olho direito e depois a do olho esquerdo para evitar trocá-las.
- Enxagüe cada lado das lentes.
- Preencha o estojo com o produto próprio para o seu tipo de lentes de contato com quantidade suficiente para cobri-las.
- Deixe as lentes no estojo fechado durante toda a noite ou pelo menos 6 horas.
- Sempre descarte a solução do estojo. Não reaproveite o produto.
- Não use soro fisiológico para manutenção de suas lentes de contato.
- Não durma com lentes de contato mesmo que elas possam ser indicadas para isto.
- Evite usar lentes na piscina e em banhos de mar.
- Banhos de chuveiro são permitidos.
- Não coloque as lentes na boca para umidificá-las para depois colocá-las nos olhos.
- Lavar o estojo das lentes de contato uma vez por semana.
- Ferver o estojo das lentes de contato uma vez por mês (sem as lentes), 15 minutos.
- Em caso de fungo ou rasgos ou trincas na lente de contato, descartá-la imediatamente.
- Use sempre colírios de lágrima artificial para lubrificar os olhos.
- Respeitar sempre o período correto de troca/descarte.
- Em caso de dúvida ou problemas com as lentes de contato, retire-as dos olhos e compareça ao consultório para avaliação.
Agende sua consulta hoje.
Nossa equipe está pronta para atender você agora mesmo. Clique no botão abaixo e fale conosco.